Menu horizontal

Postagens recentes

sábado, 28 de abril de 2012

Capacidade de perdoar. Usar a compaixão para reconciliação.





Todo ser humano é limitado, sujeito á falhas e imperfeições, em virtude disso, comete erros magoando a si mesmo e aos outros.  Consequentemente, uma atitude assim destrói um relacionamento. Alguém comete um erro e o outro se sentindo injustiçado não o perdoa por sua falta.
Hoje vamos falar de um assunto fundamental para os relacionamentos o perdão; algo tão difícil de ser concedido, porém extremamente necessário para a construção de bases sólidas.
Existem certas situações em que o perdão flui naturalmente, pessoas mais propensas a perdoar.  Por outro lado estão pessoas com muita dificuldade em liberar perdão, mas em todas essas situações, perdoar não é fácil.
Acredito que a maior dificuldade consiste em desapegar-se da raiva. Esse sentimento tem sido o vilão em nossas histórias. Para compreender melhor esse assunto vamos por etapas:
Já vimos que o perdão se faz necessário para restabelecer a comunhão perdida pelo erro cometido por alguém. Você pode estar se perguntando “a pessoa erra comigo e eu que sou obrigado a aceitar passivamente? Parece um absurdo para mim.”
E realmente é, se visto dessa forma. Entretanto se analisado da forma correta  é possível compreender a pessoa e os motivos que a fizeram cometer aquele ato.
É possível perdoar?
Sim, é possível, analisemos alguns princípios básicos sobre o perdão:
__O perdão é divino, somente através do amor de Deus em nossas vidas é possível perdoar.
*Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que todos estão em processo de aprendizagem por essa razão se magoam tão facilmente.
*Aceitar as imperfeições é compreender, é olhar com misericórdia.
*A amargura é como um câncer vai corroendo a alma já o perdão produz a cura.
* O perdão não trás o esquecimento, porém é o balsamo para as feridas, que depois de curadas mesmo visível as cicatrizes não produzem mais dor.
*O ódio aprisiona, o perdão liberta.
Veja os benefícios que o perdão proporciona: bem estar, cura da dor emocional e liberdade.
  
__O desejo do perdão deve ser recíproco é necessário  que o outro reconheça o erro e manifeste o arrependimento sincero não apenas o peso na consciência.
*O processo para a restauração de um relacionamento depende das duas pessoas envolvidas.
*Sabemos que em alguns casos, a pessoa perdoa, porém não existe um comprometimento da outra parte, voltando a cometer os mesmos erros não houve arrependimento sincero. O perdão é válido, porém é impossível restaurar a confiança. É como um cristal quebrado que não cola mais, nesse caso o perdão não é necessariamente uma porta para reatar o relacionamento. “Te perdoo, mas não te quero mais!”   
__E quando sou eu quem comete um erro como devo agir?
*Esse é o grande segredo para se tornar uma pessoa capaz de perdoar, aprender a perdoar a si mesma.
*Palavras condenatórias e autoacusações vão piorar a situação o que deve acontecer é um arrependimento sincero acompanhado de um pedido de perdão. Reconheça que errou, peça perdão começa aí um processo para a restauração do relacionamento.
__Se a pessoa não quiser me perdoar?
*Demonstre amor á ela, através de atitudes e ações, isto exige paciência e dedicação e pode levar um tempo, porem essa atitude mostra que você esta aberto para um recomeço  e consecutivamente através do amor a outra pessoa vai se abrir ao perdão. E a confiança restaurada.
*É um desafio, o perdão tanto o pedido quanto o concedido trás libertação e produz felicidade para ambos. É fácil perdoar?

Não, absolutamente, mas é fundamental para quem deseja amar e ser amado.   

2 comentários:

Autora: Maria José disse...

Olá minha amiga, muito lindo e verdadeiro seu texto,se todos pensasse assim e ouvisse a voz do coração,o mundo seria diferente, o mau seria menos e o amor venceria mais ainda. Por que o amor vence todo ódio, toda magoa e da lugar a felicidade, através do perdão.
Um grande abraço minha amiga que Deus a ilumina sempre.

Marley De Lima disse...

Anjela te desejo muita paz, e muito sucesso, nesta caminhada, tenho certeza que vai trazer muitas visitas e seguidores no seu blog.
Parabéns pelo texto Capacidade de Perdoar, parabéns pelo lindo trabalho.